Programa missionário

O programa missionário da Igreja é uma das características mais reconhecidas. Os missionários Mórmons podem ser vistos nas ruas de centenas de cidades mais importantes do mundo, assim como em milhares de pequenas comunidades.
O esforço missionário é baseado no padrão do Novo Testamento, os missionários  servem em pares, ensinam o evangelho e batizam os crentes em nome de Jesus Cristo (ver, por exemplo, o trabalho de Pedro e João, no livro de Atos).
Mais de 50.000 missionários estão servindo missão de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a qualquer momento. A maioria são jovens com menos de 25 anos, atuando em cerca de 350 missões em todo o mundo.

Os missionários podem ser homens solteiros com idades entre 19 e 25, mulheres solteiras com idade acima de 21 anos ou casais de aposentados. Os  Missionários trabalham com um companheiro do mesmo sexo durante a sua missão, com exceção do casal, que trabalham com o cônjuge. Os homens servem em missões de dois anos e as mulheres solteiras podem servir em uma missão de 18 meses.
Os Missionários receber sua designação da sede da Igreja e são enviados apenas para países onde os governos permitem que a Igreja atue. Os Missionários não solicitam sua área de atribuição e não sabem de antemão se eles vão ser obrigados a aprender uma nova língua.

Os missionários do sexo masculino são abordados com o título de "Elder" e as mulheres são tratadas com o título "Sister".
Um dia típico missionário começa por acordar às 6h30 para o estudo pessoal. O dia é gasto em proselitismo, seguindo-se sobre as nomeações, visitando casas e conhecendo pessoas na rua ou outros lugares públicos. Os Missionários terminar seu dia a 22:30
Em algumas partes do mundo, os missionários são enviados apenas para serviço humanitários ou outras missões especializadas.
O trabalho missionário é voluntário. Os Missionários financiar as suas próprias missões - exceto para o seu transporte de casa  para o seu campo de trabalho - e não são pagos pelos seus serviços.
Contatos com a família e amigos durante este tempo de serviço é limitado a cartas e telefone ocasionais chamadas para a família em momentos especiais. Missionários evitam entretenimento, festas ou outras atividades comuns a esta faixa etária, enquanto eles estão em suas missões, para que eles possam se concentrar inteiramente no trabalho de servir e de ensinar aos outros o evangelho de Jesus Cristo.