Mutual



O que é a Mutual?
Mutual é um termo usado por membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que descreve uma atividade semanal feita para adolescentes. O nome provém do manual de instruções da Igreja, que ensina que essa reunião é uma maneira de encorajar “experiências partilhadas nas quais se incentivem o respeito e o apoio mútuos.” (Manual de Instruções da Igreja, volume 2: Líderes do Sacerdócio e das Auxiliares [1998], p. 187. ênfase adicionada).
A Mutual é realizada à noite, em qualquer dia exceto domingo e segunda-feira. Geralmente sua duração é de uma hora e meia, e é realizada sempre no mesmo dia, no mesmo horário. Seu propósito é prover um ambiente onde rapazes e moças possam aprender e praticar os princípios do Evangelho, preparar-se para o futuro, fortalecer amizades (inclusive com os membros menos ativos na Igreja), servir os outros e divertir-se em um ambiente saudável e íntegro. Pede-se aos líderes que se certifiquem de que as atividades sejam condizentes com a idade dos jovens e que cumpram o propósito da Mutual.
O que acontece na Mutual?
A Mutual deve começar com exercícios que durem de dez a quinza minutos, os quais devem ser conduzidos alternadamente pela presidência dos Rapazes e das Moças. Deve-se então fazer uma abertura com um hino, seguido de uma oração. Pode-se também incluir pequenos discursos, números musicais e outras atividades apropriadas, tais como um ensaio do coral de jovens e pequenos anúncios. Vêm então as aulas, que devem durar de trinta a setenta minutos, podendo incluir a aprendizagem de novas habilidades, prestação de serviço ou o trabalho em cima dos requisitos dos programas da Igreja, como o Dever para com Deus e o Progresso Pessoal. Atividades sociais são opcionais, podendo acontecer depois das aulas e tendo duração de trinta minutos. Atividades que envolvam tanto os rapazes quanto as moças devem ocorrer uma vez por mês.
A Igreja dá temas anuais que focalizam diferentes áreas de desenvolvimento, como o serviço, a música, os esportes e outros. Estes temas servem para ajudar os líderes a planejar eventos ao longo do ano.
O Elder Robert D. Hales explicou a importância do programa da Mutual: Algumas das maiores bênçãos destes programas que foram desenvolvidos são o claro entendimento que vocês, como juventude da Igreja, terão de quem são vocês; vocês terão responsabilidade por suas ações, terão responsabilidade sobre o curso de suas vidas e serão capazes de traçar metas a fim de que possam cumprir na terra aquilo que foram enviados para cumprir. (“Fulfilling Our Duty to God,” Ensign, Nov. 2001, 38).